Table of Contents

Kiosk Mode

Alguns componentes do Xfce tem suporte para modo Kiosk. Utilize o arquivo kioskrc para criar e modificar este aplicativo, que encontra-se em:

${sysconfdir}/xdg/xfce4/kiosk/kioskrc

Painel do Xfce4

[xfce4-panel]
CustomizePanel=%powerusers,foo

Isto permite que somente os usuários do grupo “powerusers” e o usuário “foo” possam personalizar os seus painéis.

Sessão do Xfce4

[xfce4-session]
CustomizeSplash=ALL
CustomizeChooser=ALL
CustomizeLogout=ALL
CustomizeCompatibility=%wheel
Shutdown=%wheel
CustomizeSecurity=NONE

Isto permite que todos os utilizadores possam modificar o seu “splash” e as preferências de logout(CustomizeSplash=ALL, CustomizeChooser=ALL), mas permite que somente os usuários do grupo “wheel” possam personalizar as configurações de desligamento do sistema (CustomizeCompatibility=%wheel, Shutdown=%wheel). E neste caso, nenhum usuário pode acertar as configurações de segurança (CustomizeSecurity=NONE).

O Gerenciador tem suporte aos seguintes recursos do Kiosk

O usuário tem a possibilidade de personalizar a tela Inicial.

O usuário tem a possibilidade de customizar o Gerenciador de Sessão do Sistema.

O usuário pode definir suas preferências de Logout

O usuário pode configurar a compatibilidade com as configurações do KDE/Gnome.

Xfce4 Desktop

[xfdesktop]
UserMenu=%wheel
CustomizeBackdrop=ALL
CustomizeDesktopMenu=%wheel
CustomizeWindowlist=NONE
CustomizeDesktopIcons=brian

Salvo as devidas permissões, o usuário pode modificar o menu. Caso não exista permissão, o xfdesktop irá ignorar o arquivo menu.xml que se encontra em ~/.config/xfce4/desktop/ e utilizará a organização de menus definida em: $sysconfdir/xdg/xfce4/desktop/menu.xml.

Salvo as devidas permissões, o usuário pode efetuar modificações no ambiente de trabalho. Caso contrário, O painel será apresentado como o padrão (cinzento).

Salvo as devidas permissões, o usuário pode modificar o menu de navegação de aplicações do Desktop. Isto inclui exibir ou não os ícones das aplicações, bem como mostrar ou esconder o menu em si.

Salvo as devidas permissões para customizar a lista de janelas. Isto inclui exibir ou não o ícone das janelas. Bem como exibir ou não estas janelas.

Salvo as devidas permissões o usuário pode definir se quer ou não visualizar os ícones no desktop, ou ainda modificar o seu estilo (tema).